Há um bom tempo, a cozinha deixou de ser plano de fundo de uma casa para se tornar um dos cômodos principais, reunindo amigos e familiares para as mais diferentes ocasiões. Inclusive, muitos colocam esse ambiente como prioridade na hora de escolher um novo imóvel junto à imobiliária em Balneário Camboriú, por exemplo ou outra cidade. No entanto, existem diversos detalhes que precisam ser considerados, a fim de garantir beleza e praticidade.

Sendo assim, a torneira da cozinha é um deles, mas sabemos que a escolha não é tão simples. Então, pensando em te ajudar, preparamos o post de hoje com dicas importantes de como escolher sua torneira de cozinha.

1. Conheça os tipos de torneira

Como Escolher a Torneira da Cozinha?
Imagem de Jesse Bridgewater por Pixabay

Antes de tudo, nossa dica é que você conheça quais são os principais tipos de torneira disponíveis no mercado. Assim, poderá analisar com calma e escolher qual mais se encaixa em suas necessidades. Portanto, confira abaixo:

Torneira convencional

Também conhecida como torneira fria, ela tem apenas um registro que controla a saída da água na temperatura natural, podendo ser de mesa ou parede. Ela é mais indicada quando o cliente não dispensa o uso de água quente, sendo uma opção mais simples, mas com design moderno e diferenciado.

Com misturador

Essa torneira possui um dispositivo que permite misturar duas temperaturas de água, contando com dois registros, um para cada temperatura. Com isso, é possível controlar a temperatura de acordo com a necessidade do momento. Contudo, ela ocupa mais espaço na bancada.

Monocomando

Esse tipo de torneira oferece maior praticidade e conforto para o dia a dia. Aqui, quando o morador abre para uma direção, a água esquenta, mas na direção contrária, ela esfria. Sendo assim, a torneira monocomando permite misturar duas temperaturas de água em um único registro.

Torneira gourmet

Por fim, a torneira gourmet tem um design diferenciado, além de ser prática e muito versátil. Inclusive, é muito usada para compor a decoração do ambiente. Além disso, é flexível, permitindo maior direcionamento da água e, consequentemente, mais precisão. Da mesma forma, a alavanca presente oferece maior controle da intensidade do jato d’água.

2. Escolha entre a torneira de parede ou mesa

Depois de conhecer os tipos de torneira, é importante escolher entre o modelo de parede ou mesa. Não é possível falar qual é o melhor, visto que o mais indicado irá depender do espaço da pia e também do tamanho da cuba. Além disso, devemos ressaltar que a torneira de parede para cozinha, também conhecida como bica, é ideal quando o espaço é menor.

Por outro lado, torneiras de mesa ou de bancada são perfeitas para pias maiores e as chamadas cozinhas gourmet. Já quando falamos dos modelos, vale lembrar que a opção de mesa oferece maiores possibilidades.

Outro ponto importante é que as torneiras de bica alta são as preferidas para a cozinha. Isso porque, facilitam e muito a higienização de alimentos e utensílios. Contudo, para isso, o tamanho da torneira precisa ser diretamente proporcional à metragem da cuba.

3. Saiba a distância ideal entre a cuba e a torneira

Para escolher a torneira ideal para sua cozinha, também é importante analisar a distância entre a cuba e a torneira, que irá variar de acordo com o fabricante. Justamente por isso, é primordial analisar as recomendações técnicas e contar com a ajuda de especialistas, antes de fechar a compra.

De maneira geral, o mais recomendado é deixar pelo menos 30 cm de distância entre o topo da cuba e a saída de água, independente do modelo, seja de parede ou mesa.

4. Altura adequada

Como são realizadas diferentes atividades na cozinha, como falamos é importante considerar o espaço necessário para lavar também as louças e panelas maiores, assim como os alimentos. Portanto, a altura mais adequada para a torneira da pia da cozinha é de 30 cm.

5. Entenda suas necessidades

Por fim, é importante deixar claro que não existe melhor ou pior torneira, mas sim aquela que mais atende às suas necessidades, gosto e espaço disponível na bancada. Da mesma forma, é importante entender qual é o intuito para aquele ambiente no longo prazo.

Ou seja, para quem deseja reformas a cozinha nos próximos anos, pode ser que a torneira de parede não seja a mais indicada. Afinal, será necessário quebrar a parede para retirá-la e, consequentemente, mais trabalho.

Também é válido reforçar que o estilo da cozinha também influencia na escolha da torneira. Como falamos, os modelos de mesa têm mais opções disponíveis no mercado, sendo possível encontrar aquela que mais se adequa ao projeto.

Então, agora que você sabe quais são os tipos de torneira para cozinha e como escolher a ideal, já pode colocar em prática nossas dicas e sair às compras. Lembre-se de fazer uma pesquisa aprofundada sobre as torneiras, a fim de garantir a compra mais adequada e que atenda às suas necessidades, oferecendo maior praticidade e beleza ao ambiente.