Existem muitos apartamentos à venda disponíveis no mercado imobiliário, com as mais variadas opções de tamanho e configurações, a fim de atender diferentes tipos de público e suas necessidades. No entanto, justamente por essa variedade, é comum que os compradores fiquem em dúvida na hora de escolher o ideal, sendo necessário considerar diversas variáveis. Nesse sentido, o recomendado é procurar uma imobiliária de confiança para que ela possa te ajudar com seus conhecimentos de mercado.
Mas, mesmo assim, é importante ter um pouco de noção sobre o assunto, pois dessa forma é mais fácil conversar com a imobiliária e dizer o que realmente deseja e precisa. Então, pensando nisso, preparamos o post de hoje para te ajudar a escolher entre apartamento grande ou pequeno. Vamos lá?
Entenda quais são as necessidades de sua família

O primeiro passo é analisar sua situação atual e entender as necessidades da família como um todo. Por exemplo, se ela for mais numerosa, o apartamento grande é a melhor escolha, pois irá garantir a privacidade de todos os moradores. Mas, se mora sozinho ou em casal, é provável que um apartamento pequeno supra suas necessidades de forma completa.
Tem ou pretende ter filhos?
Outro ponto importante é que a compra de um imóvel exige um bom planejamento, sendo necessário avaliar seus planos para o futuro. Por exemplo, se você tem um filho e já quer parar por aqui, pode ser que o apartamento pequeno atenda o que você precisa, assim como se não quiser ter nenhum. Mas, se deseja ter mais filhos no futuro, pode ser melhor investir em um apartamento grande.
Qual é o estilo de vida dos moradores?
O estilo de vida dos moradores também impacta na escolha do apartamento ideal, visto que dependendo do caso, uma opção pode ser melhor do que outra. Por exemplo, que gosta de mais conforto e se sente preso em apartamentos pequenos, o imóvel com metragem maior pode ser a melhor opção.
Tem animais de estimação?
Vale lembrar também que cada vez mais pessoas adotam animais de estimação, como gatos, cachorros, coelhos, entre outros, para ter companhia no dia a dia. Sendo assim, por mais que o condomínio tenha espaço para pet ou você tenha o costume de passear com ele todos os dias, é importante que o apartamento comporte o animal, principalmente se for de porte maior.
Mora sozinho?
Pode ser que para quem mora sozinho, o apartamento pequeno seja a opção mais interessante. Afinal, além de não precisar de tanto espaço, também é mais fácil na hora de limpar e manter a casa organizada. Agora, se morar com mais pessoas, seja em casal ou em família, pode ser que ele já não seja o mais indicado, principalmente se pretende ter filhos.
Gosta de receber visitas com frequência?
Se você é o tipo de pessoa que gosta de receber amigos e familiares com frequência, seja para curtir uma noite ou até mesmo para passar o fim de semana, é indicado considerar a compra de um apartamento maior. Dessa forma, não irá precisar se preocupar com o conforto dos convidados, visto que terão um lugar para aproveitar o dia e passar um período, caso queiram, sem afetar a privacidade.
Quais são os planos para o futuro?
Você também deve analisar quais são os planos para o futuro e isso não abrange somente ter filhos ou não. Além desse ponto, é necessário considerar se pretende continuar na cidade em que está, se deseja começar a trabalhar de casa e empreender, etc. Dessa forma, você evita gastar dinheiro mobiliando um imóvel grande para depois ter que fazer a mudança ou vender tudo.
Quanto tempo pretende ficar no imóvel?
Assim como no tópico anterior, você também deve avaliar se deseja ficar no apartamento por um período maior de tempo ou se é algo temporário. Isso porque, mudanças podem ser bastante trabalhosas e nem sempre é necessário investir grandes quantias de dinheiro e tempo, se pretende ficar somente alguns anos no local.
Trabalha em casa ou no escritório?
Por fim, se você trabalha em casa, o ideal é ter um cômodo somente para o escritório, a fim de garantir maior organização do espaço e produtividade no dia a dia. Sendo assim, se você mora com mais pessoas e ainda trabalha em casa, o ideal é investir em um apartamento maior.
Então, ao responder todas essas perguntas, você saberá se é melhor comprar um apartamento grande ou pequeno. É importante deixar claro que não existe uma opção melhor do que a outra, mas sim aquela que mais vai se adequar às suas necessidades, preferências e orçamento. Inclusive, devemos lembrar que nem sempre o apartamento maior será mais caro, visto que existem fatores, como localização e qualidade do acabamento, que também influenciam no preço. Portanto, não deixe de contar com a ajuda de uma imobiliária e garantir a melhor escolha para você e sua família.
