Como economizar água da piscina? Ter uma piscina em casa certamente permite que você relaxe e também se divirta com os amigos, talvez organizando uma bela festa na piscina de verão.
Desde os coletes adequados para crianças a estrutura visualmente mais rígida no jardim, a piscina é sempre um útil opcional que permite aos moradores da casa desfrutar de umas férias sem se deslocar até a praia, aproveitando as experiências com total descanso e relaxamento.
- Leia também: Desvantagens da tinta à base de água!
Com o calor, um mergulho na piscina é refrescante e ideal para vencer as altas temperaturas, porém, deve-se reduzir o consumo de água necessária para seu funcionamento e cuidar sempre da manutenção e limpeza, uma vantagem não só para o planeta como também para reduzir o custo das contas.
Os proprietários de piscinas que desejam ser mais eficientes com a água e energia podem seguir algumas estratégias para economizar dinheiro. Desde a redução da evaporação até a recuperação da água da chuva, aqui estão algumas dicas úteis. Leia conosco e saiba como economizar água da piscina. Vamos lá!
Como economizar água da piscina?

Evite a evaporação da água da piscina
Cobrir a piscina quando não estiver em uso ajuda a evitar a evaporação da água em até 70%, principalmente se ela estiver localizada na sombra. Piscinas deixadas descobertas perdem cerca de 6% da água inserida em seu interior, principalmente se a área for ventilada e ensolarada.
Por exemplo, para um tanque de 50 metros cúbicos, 150 litros de água podem evaporar por dia. Para reduzir ou bloquear o vento, plantas altas e arbustos podem ser colocados ao lado da piscina ou quebra-ventos podem ser instalados nas bordas e no perímetro.
A cobertura evita que folhas, detritos e contaminantes caiam na piscina, reduzindo assim o consumo de energia produzida pelo sistema de filtragem para limpá-la.
Caso a água precise ser aquecida, cobrir a piscina ajudará a conservar o calor. Existem também mantas líquidas, mais leves que a água, que funcionam como barreiras invisíveis, totalmente seguras com pH neutro, atóxicas e não irritantes, capazes de reter o calor e retardar a evaporação, algumas até biodegradáveis.
Evite perdas
Como economizar água da piscina? A verificação de vazamentos é uma ação prioritária para evitar o desperdício de água, um único vazamento pode consumir centenas de litros de água.
Por exemplo, é útil garantir que não haja ladrilhos danificados, rachaduras, umidade ao redor da piscina e problemas de qualidade da água e baixo nível. Os vazamentos geralmente surgem de skimmers quebrados, válvulas de tubulação, jatos de retorno, ralos e luminárias que devem ser verificados com frequência.
Em alguns casos, encontrá-los é mais difícil e é necessário buscar a ajuda de um técnico ou profissional.
Qual é o nível de água ideal?
Quando você mergulha ou pula em uma piscina, sempre há água saindo e sendo expelida. A piscina, portanto, não deve ser enchida demais, mas a água deve ser deixada no ponto médio do skimmer para permitir que ela purifique continuamente ou, em qualquer caso, cerca de 15 cm abaixo da borda.
Desta forma, respingos e transbordamentos desnecessários serão evitados. Se houver movimentos aquáticos na piscina como fontes, cascatas, escorregas com jato contínuo, é melhor desligá-los para poupar água e utilizá-los apenas na presença de convidados e crianças para aumentar a diversão!
Como economizar água da piscina: limpeza e manutenção da piscina!
A limpeza e manutenção regulares irão ajudá-lo a não ter de mudar a água constantemente. Você também pode usar aspiradores automáticos que permitem reaproveitar a água da piscina para economizar ainda mais dinheiro em comparação com a limpeza manual.
É sempre aconselhável adicionar cloro ou outro desinfetante à noite porque o sol, assim como a água, faz com que evaporem rapidamente. No mercado, além do cloro, existem também o oxigênio ativo e o clorador salino que permitem preservar a qualidade da água.
Recuperação e reutilização de água
Como economizar água da piscina? Embora possa parecer difícil, a água da chuva pode ser recuperada na piscina com um excelente sistema de depuração e purificação. É um investimento inicial caro, mas que se amortiza em pouco tempo e com uma clara economia nas faturas.
A piscina nem sempre deve ser esvaziada completamente, mas apenas se for necessário, basta verificar periodicamente os filtros que ajudam a escoar e renovar a água.
Quando for conveniente fazer uma limpeza mais profunda com esvaziamento relativo, a água, com base no nível de cloro ou outro desinfetante inserido, pode ser reutilizada para irrigar as plantas, lavar carros e motos e limpar pisos externos e o pátio próximo para a piscina.
Certamente uma forma de não desperdiçar desnecessariamente um recurso natural cada vez mais escasso e precioso.
Este foi o nosso guia sobre como economizar água da piscina. Esperamos que nossas dicas tenham sido úteis para você. Caso ainda tenha perguntas para realizar, comente abaixo que responderemos. Até a próxima!
