As escadas são responsáveis por ligar diferentes espaços em uma casa ou até mesmo apartamento, dependendo da planta. Contudo, ainda que tenham uma função específica, elas também contribuem para a decoração do ambiente, servindo como elemento de destaque. Inclusive, muitos decidem trocar a que estava no imóvel escolhido com a imobiliária, incluindo um novo modelo para atender às necessidades e preferências dos novos moradores.

A boa notícia é que existe uma grande variedade de modelos disponível no mercado, além das opções sob medida. Então, justamente por isso, a escolha não é tão simples. Sendo assim, pensando em te ajudar, preparamos o post de hoje com dicas importantes de como escolher a escada de seu novo lar. Vamos lá?

Observe o espaço disponível

6 dicas para escolher a escada ideal
Imagem de Yinan Chen por Pixabay

O primeiro passo é analisar o espaço disponível, a fim de entender quais serão as medidas mais adequadas. Mas, além disso, é importante ter em mente que a escada não é um elemento solto, fazendo parte do projeto e que precisa ser incluída de forma harmônica no espaço. Por exemplo, não faz muito sentido o ambiente ter um estilo rústico e a escada ser de vidro e com elementos voltados para o estilo contemporâneo. Sendo assim, não deixe de observar todo o ambiente.

Conheça os formatos

Existem muitos formatos de escada, sendo que o espaço disponível será o responsável por determinar qual será o mais indicado para o ambiente, assim como a quantidade de degraus, direção de lances e patamares. Sendo assim, os principais formatos de escada são:

  • Reto: esse é o formato mais tradicional, podendo ter um ou mais lances com patamares intermediários, caso seja comprida. Contudo, ela não muda de direção e não tem curvas;
  • Em L: como o próprio nome sugere, a escada tem o formato em L, visto que muda de direção com o patamar em ângulo de 90˚, podendo ser construída com degraus triangulares;
  • Em U: esse formato de escada tem dois lances ligados em direções opostas, podendo ser dividia em duas partes para ocupar menos espaço no imóvel;
  • Caracol: com desenho redondo, essa escada possui uma coluna eixo da onde os degraus saem em leque, sendo uma ótima pedida para ambientes menores;
  • Círculo: a escada em círculo não possui eixo central, sendo que os degraus em leque mudam de direção aleatoriamente, permitindo formar caminhos leves e sinuosos;
  • Suspenso: por fim, essa escada não possui um desenho exato, mas sim um sistema de fixação que esconde os pontos de apoio, parecendo que está flutuando no local.

Analise os materiais

Existe uma infinidade de materiais que podem ser usados para a construção da escada, como ferro, madeira, vidro, concreto, inox, etc. Mas, para escolher o ideal, você deve considerar diversos fatores, como o estilo do ambiente, qualidade, durabilidade e resistência. Por exemplo, a escada de madeira é clássica e sofisticada, sendo um material durável e muito resistente. Contudo, para áreas externas, ela deve receber um tratamento adequado, a fim de garantir a longevidade.

Priorize a segurança

É muito importante que a escada seja projetada para garantir a segurança dos moradores. Sendo assim, caso more com crianças ou idosos, é primordial seguir indicações de profissionais, como altura de degraus, largura livre, guarda-corpo, corrimão, pisadas consecutivas, profundidade do piso, etc. Além disso, materiais antiderrapantes devem ser prioridade, assim como incluir uma luz noturna e até mesmo redes de proteção, dependendo do caso.

Invista em materiais de qualidade

A escada de sua casa será utilizada todos os dias pelos moradores e precisa ser feita com materiais de qualidade, a fim de garantir não apenas a beleza dos ambientes, como também a durabilidade da peça e, principalmente, segurança dos moradores. Sendo assim, não queira economizar em sua escada, preferindo sempre materiais de boa qualidade, como pedras naturais, porcelanato, madeiras nobres, vidro especial, etc.

Pense na funcionalidade da escada

A escada é, geralmente, um elemento de destaque no ambiente e para escolher a ideal você precisa analisar a funcionalidade. Por exemplo, escadas curvas se tornam verdadeiras esculturas, combinando com o mármore. Por outro lado, escadas flutuantes com degraus que recebem efeitos de luz indireta feitas em madeira, irão promover outra sensação.

Mas, além das escadas em si, o espaço abaixo delas também pode ser muito bem aproveitado, transformando-se em um jardim vertical, Home Office, barzinho com adega ou até mesmo uma pequena biblioteca. Além disso, em espaços pequenos, o local pode servir como armário de rouparia ou apoio para guardar as malas.

Então, agora que você sabe como escolher a melhor escada para sua casa ou apartamento novo, já é hora de iniciar seu planejamento. Lembre-se que ele é de extrema importância para que você tenha ambientes bonitos, harmônicos e funcionais no dia a dia. Sendo assim, caso não tenha experiência no assunto, não deixe de contar com a ajuda de um profissional especializado e garanta total segurança para seu projeto.