Com certeza a decoração de um imóvel é o momento mais aguardado pelos moradores, principalmente quando acabaram de adquirir a casa ou apartamento junto à imobiliária. Afinal, é o momento em que o sonho começa a se tornar realidade, sendo possível transmitir a personalidade de cada um em todos os cômodos da casa.

São muitos detalhes que precisam ser considerados, mas um elemento que tem o poder de transformar o espaço é o azulejo decorativo. Afinal, esse é um item muito charmoso e versátil, sendo possível de encaixar nos mais diferentes estilos de decoração e de várias maneiras.

Portanto, se você está pensando em incluir os azulejos em seu novo lar, não deixe de acompanhar o post de hoje até o fim e veja x dicas.

Quadros

Como usar azulejo na decoração: confira 5 dicas
Imagem de Simpolo Ceramics por Pixabay

O azulejo decorativo pode ser usado como quadro nos mais diferentes ambientes. Uma dica é aproveitar sobras brancas ou de cores diferentes e fazer pinturas que combinem com a decoração. Assim, você pode colocar sua criatividade para funcionar e ter um novo passa-tempo.

Cozinha

Na cozinha, os azulejos geralmente ficam na parede da pia, com cores e texturas diferentes dos outros revestimentos do ambiente. Mas, uma boa dica é utilizar cores mais vivas e assim contrastar com os armários, como por exemplo, uma cozinha branca e um azulejo vermelho, laranja ou azul. Além disso, a bancada da cozinha também é um ótimo espaço para incluir os azulejos, principalmente se ela servir como separação da sala de estar.

Vasos

Se tem alguns azulejos sobrando, você pode fazer vasos de plantas, que ficam um verdadeiro charme. Além disso, também é possível fazer pequenas caixinhas organizadoras para pincéis e outros acessórios.

Banheiro

Outro ambiente que combina muito bem com azulejo é o banheiro. Aqui, o modo mais tradicional é instalar na parede da bancada com cuba, seja no espaço inteiro ou apenas atrás da pia, sendo um detalhe mais colorido. Contudo, outra forma interessante é na parede do box, sendo que o modelo deve ser mais resistente à umidade e combinar com o estilo do ambiente.

Churrasqueira

Na área da churrasqueira, azulejos coloridos e vibrantes são excelentes para ajudar a decorar o espaço. Mas, se não quiser ou puder instalar o azulejo na parede, uma boa dica é comprar um conjunto para usar como quadrinhos na decoração. Essa é uma alternativa interessante para deixar o ambiente mais alegre e com um toque aconchegante, sem precisar realizar grandes reformas.

Como escolher azulejo?

Depois de conhecer as diferentes possibilidades do azulejo na decoração, confira abaixo algumas dicas que separamos para te ajudar a escolher o ideal para seus ambientes:

Cor

O primeiro passo é analisar o tamanho do ambiente, seja cozinha, banheiro, churrasqueira, etc. Isso porque, para espaços menores, o ideal é apostar em tons mais claros e neutros, visto que refletem melhor a luz e ajudam na sensação de amplitude. Isso porque, cores mais escuras tendem a diminuir o ambiente e exigem um estilo de iluminação mais específico, para que o local não fique pesado.

Sendo assim, como falamos anteriormente, uma boa sugestão é apostar em um ambiente com base clara, como o branco, e incluir azulejos decorados e alegres, a fim de deixar o local mais divertido e leve.

Textura

Para garantir ambientes bonitos e bem equilibrados, é fundamental analisar a textura do revestimento, nesse caso, o azulejo. Sendo assim, combinar revestimentos foscos e brilhantes pode ser uma ótima pedida, assim como incluir pastilhas texturizaras, visto que deixam o espaço mais alegre e descontraído, especialmente quando são usadas com tons misturados. Além disso, o azulejo 3D é uma tendência cada vez mais presente nos projetos de interiores, contando com diferentes opções, mais ou menos marcantes, dependendo do gosto do cliente.

Estilo

Outro ponto importante para escolher o azulejo é considerar o estilo de decoração da cozinha, banheiro, churrasqueira e outros ambientes. Isso porque, ele precisa conversar com o tipo escolhido, a fim de garantir harmonia e sofisticação. Por exemplo, para uma decoração moderna, azulejos com estampas geométricas são excelentes, mas para uma decoração mais clássica e romântica, eles não são recomendados.

Tipo de aplicação

Por fim, a aplicação do azulejo também é importante. Sendo assim, a escolha da cor do rejunte, a forma de paginação e o desenho escolhido interferem diretamente no resultado final. Sendo assim, é importante que combinar os revestimentos dos ambientes, a fim de simular como será o resultado depois de pronto. Para isso, é recomendado visitar a loja de azulejos e visualizar as peças de perto, lado a lado. Com isso, você terá maior noção de como eles se complementam.

Então, agora que você sabe onde usar e como escolher os azulejos decorativos, já pode colocar nossas dicas em prática e sair às compras. Mas, devemos lembrar que ter um planejamento será fundamental para garantir ambientes bonitos e sofisticados, além de te ajudar a economizar dinheiro.