Depois de fechar a compra do imóvel com a imobiliária, o momento mais esperado pelos moradores com certeza é a escolha da decoração. As cortinas ou persianas, portanto, são elementos que fazem toda a diferença no ambiente, tanto pela beleza, quanto pelo conforto e privacidade promovidos. Contudo, na hora de escolher é muito comum surgir a dúvida entre um modelo ou outro, pois cada um possui características bastante específicas.
No entanto, não existe uma opção melhor do que a outra, sendo necessário avaliar diversos critérios. Então, se você está em dúvida, não deixe de acompanhar o post de hoje e veja como escolher o melhor modelo para você.
Quais as vantagens e desvantagens da cortina?

A cortina é o modelo mais tradicional, oferecendo privacidade, além de regular a iluminação e ventilação de um ambiente. Inclusive, elas são as preferidas de quem gosta de uma decoração com estilo mais clássico, romântico e rústico. Portanto, confira abaixo as principais vantagens das cortinas:
- Muito versátil, a cortina pode ser encontrada em diferentes cores, tecidos e modelos, além de ser usada nos mais variados cômodos da casa;
- Cortinas mais simples, como as de voil, tendem a ser mais baratas quanto comparadas com as persianas. Mas, é obvio que conforme você aumenta a personalização, o preço também sobe;
- As cortinas podem ser lavadas em casa, na própria máquina de lavar;
- Indicada para janelas maiores.
Contudo, a cortina também possui algumas desvantagens, como:
- Suja com mais facilidade e quanto mais denso o tecido, mais sujeira acumula;
- Ocupa mais espaço;
- Acumula poeira e pode atacar a alergia dos moradores.
Quais as vantagens e desvantagens da persiana?
Para pessoas que gostam de uma decoração mais atual e minimalista, as persianas são excelentes. Afinal, também ajudam a regular a entrada de luz e ar, além de manter a privacidade, sendo muito práticas para o dia a dia. Entenda melhor abaixo suas vantagens:
- Possui uma grande variedade de materiais disponíveis no mercado, inclusive com opções de tecido. Além disso, podem ser encontradas em modelos verticais e horizontais;
- Contribui para deixar o ambiente mais moderno;
- Versões com metal, PVC ou madeira são muito simples de limpar, exigindo somente um pano seco;
- Perfeitas para espaços pequenos, visto que são menos volumosas;
- Indicadas para pessoas com alergia e problemas respiratórios, visto que não acumulam poeira, como as cortinas.
Mas, vale lembrar que as persianas também possuem algumas desvantagens, como:
- Valor mais alto quando comparado com as cortinas;
- Para espaços específicos, devem ser feitas sob medida, o que acaba encarecendo ainda mais;
- Nem sempre oferece um esquema prático na hora de abrir ou regular a entrada de luz;
- Exigem cuidados específicos para garantir a durabilidade;
- Podem atrapalhar a visão de quem está no ambiente para a área externa. Afinal, não é possível ter uma vista sem interrupção, como acontece com as cortinas.
Como escolher entre cortina ou persiana?
Depois de entender as vantagens e desvantagens das cortinas e persianas, já sabe que não existe melhor ou pior opção, mas sim a que mais se adequa ao seu perfil. Sendo assim, confira abaixo como escolher entre cortina ou persiana:
Casa ou apartamento?
Uma boa dica para escolher entre persiana ou cortina é avaliar o tipo de moradia. Por exemplo, se mora em um imóvel sem nenhum vizinho por perto, pode apostar nas persianas, visto que permitem a percepção de movimentação dentro do ambiente. Por outro lado, cortinas fechadas impedem a visão e oferecem maior privacidade para os moradores, seja da casa ou apartamento de alto padrão.
Tamanho do cômodo
Outro ponto importante para analisar é o tamanho do cômodo. Por exemplo, se o espaço for amplo e quiser oferecer sensação de aconchego e criar um ambiente mais intimista, as cortinas serão excelentes. Afinal, elas podem ser fechadas por completo quando houver maior incidência de luz e ajudar a promover maior conforto visual. Já para lugares pequenos, a persiana será excelente, visto que ocupa menos espaço e a entrada de luz oferece uma boa sensação de amplitude.
Abertura da janela
Por fim, a abertura da janela também influencia na escolha. Se ela abrir pra fora ou for de correr, tanto a cortina quanto a persiana podem ser muito bem utilizadas. Mas, se a estrutura abrir para dentro, é mais indicado escolher a cortina, pois assim terá espaço para as folhas da janela sem esbarrar em nada.
Então, agora que você sabe melhor as diferenças entre cortinas e persianas e como escolher a melhor opção para sua nova casa, já pode colocar nossas dicas em prática. Tenha em mente que não há um modelo melhor do que o outro, mas sim aquele que mais irá atender às suas necessidades e preferências. Além disso, não deixe de contar com a ajuda de profissionais especializados, como o arquiteto ou designer de interiores. Assim, temos certeza que você terá ambientes bonitos, bem planejados, harmônicos e totalmente funcionais no dia a dia.
