Por mais que as plantas sejam incríveis e muito utilizadas na decoração de ambientes, é fato que o vaso também contribui para o conjunto final. Ou seja, ele pode elevar ou prejudicar o aspecto visual do espaço, sendo necessário escolher com cuidado. Afinal, ele não apenas precisa ser bonito, mas também comportar a planta da maneira adequada e oferecer o suporte que ela precisa. A boa notícia é que existem vários tipos de vaso disponíveis no mercado, mas sabemos que não é tão simples escolher o ideal. Então, pensando nisso, preparamos o post de hoje para falar sobre os melhores tipos e te ajudar a escolher o melhor.
Vaso de plástico

Feito com injeção de plástico por meio de máquinas de moldes de injeção, o vaso de plástico é uma opção econômica, resistente, leve e fácil de encontrar. Além disso, é bastante versátil, com diferentes modelos, formatos, cores e tamanhos. Contudo, ele pode esquentar bastante se ficar em contato direto com o sol, prejudicando o desenvolvimento da planta.
Vaso de cerâmica
O vaso de cerâmica garante a temperatura e umidade ideal para a planta, oferecendo um ambiente muito parecido com o solo. Ele é facilmente encontrado, possuindo diferentes tamanhos e formatos, além de oferecer preço bem acessível. Além disso, é mais indicado para ambientes abertos.
Vaso de madeira
Já o vaso de madeira geralmente é utilizado como cachepots, em vez de vasos para plantio. Ou seja, aqui, você coloca a planta em um vaso de plástico e o esconde no de madeira, visto que é mais bonito. Muito fácil de encontrar, o vaso de madeira possui vários formatos, tamanhos e os valores também variam de acordo com o tipo de madeira utilizado.
Vaso de vidro
Ideal para decorações minimalistas e modernas, os vasos de vidro são delicados e elegantes, sendo mais indicados para plantas aquáticas. Contudo, também pode utilizá-lo para plantar outras espécies, visto que conseguem manter as temperaturas estáveis.
Vaso de cimento
Esse tipo de vaso pode ser encontrado em lojas ou até mesmo feito em casa, sendo uma alternativa muito resistente, mas também bastante pesada, o que dificulta sua movimentação. Sendo assim, o ideal é que ele seja colocado em ambientes externos, lembrando sempre de comprar um tamanho maior, visto que perde espaço devido ao material.
Vaso vietnamita ou importado
Esse tipo de vaso é produzido em cerâmica, mas com o acabamento em verniz. Sendo assim, é perfeito para decorar ambientes internos e externos, oferecendo maior elegância e sofisticação para os espaços. Além disso, comporta as mais diferentes espécies de plantas, com modelos ovais ou rasos.
Vaso de polietileno
Por fim, esse vaso possui um ótimo custo-benefício, sendo leve e com as mais diferentes cores, texturas, formatos e tamanhos. Além disso, está muito na moda e pode ser usado em diferentes tipos de espaços, internos ou externos, assim como oferece um ótimo ambiente para a planta.
O que considerar na hora de escolher o vaso ideal?
Agora que você conhece quais são os melhores vasos para plantas, é hora de escolher o seu. Mas, devemos deixar claro que não existe uma opção melhor do que a outra, pois cada uma possui suas características próprias e que irão se adequar às diferentes necessidades e preferências, seja em relação ao tipo de planta ou ambiente. Portanto, confira abaixo algumas dicas simples de como escolher seu próximo vaso:
- Analise como ficará o conjunto da planta com o vaso, observando sua estética como um todo, visto que eles precisam conversar e se tornar um objeto único na decoração do ambiente;
- Considere o tamanho do vaso de acordo com a planta para que não fique desproporcional;
- Escolha o material de acordo com as necessidades da planta;
- Opte por vasos que combinem com o estilo de decoração do ambiente, seja seguindo a mesma linguagem ou criando um contraste harmonioso.
Então, agora que você sabe quais são alguns dos melhores vasos para planta e suas características, já sabe qual escolher para sua casa, jardim ou estabelecimento comercial. Mas, lembre-se de considerar os pontos que citamos anteriormente, a fim de garantir o ideal. Afinal, não existe um melhor do que o outro, mas sim aquele que mais irá se adaptar ao que você precisa e deseja para sua planta e ambiente.
